Heróis da fé


  Ser herói está na moda. Quem não gostaria de ser o Super Homem, ou Homem Aranha? Quem não gostaria de ter um dos incríveis poderes dos X-men ou ter sofrido as mutações de energia cósmica do Quarteto Fantástico?
  Na Bíblia também há super heróis, mas os poderes da maioria deles são bem simples: fé, obediência e confiança em Deus.
  O primeiro grande herói da Palavra de Deus é Abel. Ele era um jovem como eu e você, com dilemas comuns a qualquer ser humano. Vivia no início da história deste mundo e ouvia dos pais sobre a recente criação do nosso planeta e da humanidade.
  Certamente Abel chorava ao pensar que seus pais não confiaram em Deus e preferiram acreditar na serpente. Olhava para os limites do jardim do Éden e imaginava-se usufruindo das maravilhas daquele lugar perfeito.
  Adão contou para Abel tudo o que aconteceu e falou também da promessa de que Deus enviaria seu filho para restaurar o mundo caído. Até que este dia chegasse, eles deveriam, simbolicamente, sacrificar um animal inocente, representando o sacrifício que o Filho de Deus um dia faria.
  Abel confiou nessa promessa. Sempre separava o melhor de seu rebanho e oferecia para Deus e Ele aceitava.
  Mas, como todo herói, Abel tinha seu Anti-herói: Caim, seu irmão mais velho.
  Caim era um jovem agricultor e tinha ouvido as mesmas histórias que o irmão, mas suas esperanças para o futuram estavam depositadas em suas próprias forças. Por isso escolheu o melhor que seus esforços produziram e apresentou frutos da terra à Deus. Aquilo não era uma oferenda ao Senhor, mas uma oferta ao próprio “eu” de Caim; um louvor aos seus esforços e à sua capacidade de lidar com a terra: “Olha o que produzi!”, dizia ele em seu coração. Deus não aceitou aquela oferta e Caim irou-se contra Abel, invejando-lhe pela sua obediência e odiando-lhe pela sua fidelidade a Deus.
  Você conhece a história. O vilão matou o herói da nossa história. Caim matou Abel.
  Nas histórias modernas, os heróis sempre vencem. Porém, um herói da fé tudo enfrenta em nome da sua fidelidade e pela obediência à Deus. Nem sempre as consequências imediatas dessa obediência são boas. Quando você decidir ser fiel e obediente ao nosso Senhor, pessoas vão te olhar de outro jeito. Vão te achar “careta”, estranho, esquisito. Vão até tirar aquele sarro e você pode até se sentir envergonhado diante de várias pessoas e situações.
  Tenha fé, meu jovem. Você sabe em quem você tem crido. Ele é poderoso e Suas promessas vão se cumprir em sua vida. Você também é um herói da fé. Saiba que vale a pena ser fiel, apesar de todas as dificuldades.
  Abel foi assassinado por causa de sua fidelidade, mas você já ouviu aquelas histórias dos heróis modernos que morrem, mas que sempre dão um jeito de reaparecer? Pois a mesma coisa acontecerá com os heróis da fé: Nosso Cristo voltará em poder e grande glória, seus valentes guerreiros irão ressuscitar e reinarão com Ele para sempre.
Denis Cruz 

Denis Cruz é autor do livro Além da Magia (CPB) e reside em Mundo Novo/MS, onde é funcionário público.